22.7.15

Wanderlust: Berlim

Oi, eu quero que vocês enquanto leem o post, sintam a mesma coisa que eu senti estando lá, quero que seja a experiência completa, por isso tô deixando aqui a música que embalou as minhas andanças por Berlim. Não adianta, passam-se anos e Frank Ocean continua sendo minha trilha sonora. 



 Poderia ficar horas tentando explicar como me senti bem nesses três dias em Berlim, como as ruas são cheias de arte e grafites lindos (minha arte favorita), a minha vontade de arrancar até os cartazes de festa maneiros dos muros, de como achei pessoas descoladas, fofas, bregas porém não achei nenhuma que não tratasse a cidade, os turistas e até nós brasileiros (depois de um 7x1 na copa hahaha) bem. Uma cidade de gente que respeita a risca as leis de trânsito, e nunca deve ter experimentado a sensação de correr num sinal vermelho. Cidade que deixou o nazismo lá atrás, e se recuperou muito bem, lá tenho certeza que aprendi muito mais do que em qualquer aula de história sobre o assunto, apesar de não ler nenhuma vez o nome Hitler, acredito que deva até ser proibida alusão a ele, os pontos turísticos relacionados a essa época parecem todos levantar uma bandeira: sim nós passamos por isso, e esses lugares só estão aqui para nos lembrarmos que esses momentos estão justamente no passado. 

 Fiquei no hostel Citystay Mitte, que é bem legal e é tudo bem cuidado, fiquei num quarto com mais quatro pessoas acho e foi tudo bem tranquilo (sem loucas dessa vez).
 Tive a sorte de estar lá em dias com muito sol, na faixa de 30 graus, dizem que os moradores nessa época ficam muito mais felizes e estão sempre andando pelas ruas, inclusive se molhando em uma fonte na frente da igreja, coisa que eu também fiz, provando que a Alemanha pode até ser fria na temperatura do resto do ano, mas posso te garantir, que os moradores não compartilham dessa frieza não.


O Reichstag é o parlamento federal da Alemanha, esse prédio foi incendiado em 1933, diz a história, pelos comunistas insatisfeitos com os nazistas. Após a Segunda Guerra então, ele ficou em ruínas. Foi reconstruído em 1964, e ficou lindão.

A frase "Dem deutschen Volke" gravada nele, significa: "Ao povo alemão"
Essa é a parte de cima do Parlamento, chamada de Reichstag Dome, nós tivemos o azar de ir lá num período que não se podia entrar, só podemos subir até em cima e ver a vista.
Peguei uma fotinho do google só pra vocês verem como é por dentro, sério, vale a pena ver.

Berliner Fernsehturm vista do Parlamento, se não me engano
E aqui a Berliner Fernsehturm, um dos meus pontos turísticos favoritos Berlim. Ela é uma "torre de televisão",  tem um restaurante no topo e pode subir só pra olhar a vista também! Nessa foto não dá pra ter uma noção do tamanho dela, mas ela tem 368m de altura, é bem alta! E é facinho ver ela enquanto anda pelo centro da cidade.
Essa é a vista da Fernsehturm!



O Portão de Brandemburgo, na minha opinião, é o mais famoso cartão postal da cidade, esse arco do estilo neoclássico  é realmente turisticão e sempre vai ter várias pessoas batendo fotos. Então já sabem, é aquele ponto que não pode faltar no roteiro!

O Memorial do Holocausto foi feito pra relembrar as vítimas judias do Holocausto, esse espaço todinho é coberto desses blocos de concreto de vários tamanhos, de acordo com o projeto:  "os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana".

Essas são algumas partes do Muro de Berlim




Essa foto foi tirada no Panorama Punkt que é um prédio bem alto, com uma vista ótima da cidade

O Sony Center é um centrinho de lojas e restaurantes, foi lá, em uma loja da Sony que eu vi uma reprise do épico jogo 7x1 do BrasilxAlemanha e ri da minha situação.



O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental, por onde passavam os membros das Forças Aliadas. Hoje virou um dos mais conhecidos pontos turísticos de Berlim, abriga um museu e no posto você pode pagar para receber carimbos da época no seu passaporte.

Essa placa fica no Checkpoint Charlie e é bem conhecida, ela traz a frase "Você está deixando o setor americano ".

A East Side Gallery é o meu ponto turístico favorito de Berlim! A East Side nada mais é que a parte leste do Muro de Berlim transformada em uma galeria de arte ao ar livre, não tem mais o que dizer né, essa combinação de monumento histórico com arte moderna é fod*

Tem pinturas com tinta e grafite, e todas elas de algum modo são relacionadas aos acontecimentos políticos da época, tem muita pichação em cima das pinturas, tem gente que se incomoda, eu não ligo muito não.


Essa é uma das pinturas mais famosas, representa o beijo do líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente comunista alemão Erick Honecker, isso aconteceu de verdade e no muro ganhou a legenda "Deus me ajude a sobreviver a esse amor"


Essa é outra pintura famosíssima de lá, representa esse carrinho muito usado pelos comunistas na época. Quando o Muro foi derrubado esses carrinhos começaram a circular muito pelo lado capitalista, virou um símbolo do fim da divisão.

Essa foto foi tirada no zoológico de Berlim, ele tem a mais completa coleção de espécies do mundo...

e as criancinhas mais fofas também!


E essas mini ovelhas? Sério, pura fofura
Mas elas aprontavam um bocado, ficavam subindo nos banquinhos e andando de um lado pro outro.


A primeira e a terceira foto mostra o Judisches Museum, um museu que conta a história dos judeus alemães, ele foi o ponto que mais me fez sentir a energia da época do nazismo, como mostra na terceira foto, aquela era uma sala que você se sentia sem escapatória, ele é bem impactante e tem uma arquitetura incrível. A segunda foto foi tirada numa biblioteca, se não me engano. A quarta mostra a fonte que eu comentei no começo do post, e as últimas se vocês prestaram atenção no post já vão saber o que são ;)

.....................................................................................................................................................

Dizem que uma foto vale mais que palavras, não duvido disso, mas difícil é valer mais que sentimentos. Essas fotos mesmo que me relembrem muito a viagem, ainda não passam nem um décimo do que passei/senti por lá, porque mesmo que você não tire a câmera da mão, sempre vai ter aquele cantinho especial, aquela lojinha legal que não ficou registrada nas nossas lentes, mas na nossa mente ficou, e a minha tá melhor que qualquer cartão de memória que você encontrar por aí. Berlim, te guardo com carinho e já to louca de vontade de voltar! Um dia vai rolar esse reencontro, pode apostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário